quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Let the games begin!

E finalmente chegou o tão desejado como temido dia 26 de Outubro, primeiro dia de quimioterapia. A primeira sessão de quimioterapia foi para mim a mais difícil. Por não saber ao que ia. Por não saber o que esperar. O desconhecido é assustador e neste caso, quando sabemos que nesse desconhecido se escondem coisas más, ainda mais assustador se torna. 

Vou sentir os efeitos logo durante a sessão? Vou passar uma semana a vomitar? Ao sair todo o meu cabelo vai voar à primeira rajada de vento? Vou aguentar?

Tenho consulta com uma enfermeira para saber pormenores sobre o processo, levo uma série de panfletos sobre efeitos secundários e tenho ali o momento para esclarecer todas as minhas dúvidas. O problema é que naquele momento as dúvidas são tantas e tão vagas que se transformam em dúvida nenhuma. Ao mesmo tempo tenho cada vez mais a noção de que por mais que me descrevam os hipotéticos cenários para os próximos dias estes não deixam de ser hipotéticos. 

Saio da consulta com uma lista de instruções para que tome religiosamente uma panóplia de comprimidos nos primeiros quatro dias após o tratamento. Um para as náuseas e vómitos. O outro para o mesmo, mas diferente. E outro ainda para... espera... náuseas e vómitos. Se tudo isto não resultar ainda tenho um para tomar em SOS caso tenha... náuseas e vómitos! O meu fígado não via tanta acção desde as semanas académicas.

O meu primeiro ciclo de quimioterapia consistiu em 4 sessões de Epirrubicina com Ciclofosfamida. Terei tempo a dedicar-me um pouco mais a falar sobre elas. 

Chegam os saquinhos embrulhados em papel de alumínio com uma etiqueta a dizer "citotóxico". Até hoje esta palavra dir-me-ia: não comas, não bebas, não toques. Agora iam meter-me isto p'rá veia! 

Estou pronta! Vamos a ele!



Ground Control to Major Tom

Ground Control to Major Tom
Take your protein pills and put your helmet on
Ground Control to Major Tom

(10, 9, 8, 7, 6)

Commencing countdown, engines on


(5, 4, 3)

Check ignition and may God's love be with you

(2, 1, liftoff)

Sem comentários:

Enviar um comentário