sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Doar medula óssea

Há já alguns anos que sou dadora de sangue e estou registada como dadora no Registo Português de Dadores de Medula Óssea (CEDACE).

Num dos meus momentos de reflexão lembrei-me de que provavelmente já não o poderia ser. Depois do corpo levar com tantos químicos e radiações talvez já não esteja em condições de dar seja o que for (vá, continuo a dar opiniões sobre tudo e alguma coisa que isso é mais forte que eu!!).

Assim sendo achei que o melhor seria o meu nome ser retirado da base de dados de dadores de medula, não fosse o destino jogar mais uma das suas cartadas maléficas e ser este o momento em que surgiria alguém a necessitar de um transplante e eu fosse  o dador compatível (e com as ironias dos últimos tempos, quase que adivinho que isso ia acontecer!). 

Peguei no telefone e liguei para o Centro de Histocompatibilidade Sul, onde me atenderam com uma simpatia fora de série. Passaram a chamada a uma médica que confirmou a impossibilidade de continuar a ser dadora. Explicou-me que as minhas células da medula óssea, depois de tanto tratamento, perderiam a capacidade de fazer o seu papel em caso de transplante.

Concordou também que o melhor a fazer seria mesmo retirar-me da base de dados de dadores, uma vez que se trata de uma condição irreversível (mesmo que todos os vestígios de cancro desapareçam do meu corpo e assim se mantenha durante longos anos, nunca mais poderei voltar a ser dadora).

E é este o procedimento que aconselho a que façam caso tenham sido diagnosticados com cancro ou em algum outro caso em que desconfiem não poder continuar a ser dadores de medula. Contactar o centro de Histocompatibilidade e informar-se sobre o que fazer. Os médicos que ali trabalham estão disponíveis para ajudar e serão sem dúvida as melhores pessoas para aconselhar e ajudar a decidir como proceder em cada caso. 

Não esquecer quem já é dador que deve também comunicar sempre que haja alguma alteração dos dados fornecidos na altura da colheita (morada, telefone...) para que seja possível que vos contactem caso apareça alguém compatível a necessitar de transplante.

A todos os outros que preenchem os requisitos para ser dadores e ainda não o sejam peço que se dirijam a um dos locais onde se faz recolha e se inscrevam como dadores de medula óssea. Sei que muita gente fica apreesiva quando se fala em dar medula óssea mas processo de inscrição não custa nada. Apenas nos tiram um pouquinho de sangue tal e qual como se de uma qualquer análise se tratasse. No caso de haver realmente doação o processo é também inofensivo para o dador. 

E se por acaso do destino algum dia aparecer um doente compatível não haverá concerteza receio que se sobreponha à alegria de saber que está nas nossas mãos ajudar a salvar a vida de alguém.

Fonte: APCL

Para mais informações sobre todo o processo de doação de medula óssea podem consultar o site da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL). 

Contactos do Centro de Histocompatibilidade do Sul:

Centro de Histocompatibilidade do Sul
Hospital Pulido Valente
Alameda das Linhas de Torres, nº 117
1769 – 001 Lisboa, Portugal
Tel. Geral: 00351 21 750 41 00; Fax: 00351 21 750 41 01
www.chsul.pt
email: chsul@chsul.pt ou cedace@chsul.pt



Sem comentários:

Enviar um comentário