quinta-feira, 28 de setembro de 2017

As crianças são o melhor do mundo.

E claro que, ignorando a total ausência de imparcialidade na minha opinião, lá por casa temos uma criança que consegue superar o melhor que há no mundo. 😊

Para ela este foi um ano normal. Não aconteceu nada demais. Nada que mereça especial preocupação.

Houve um dia em que a mãe e o pai trocaram de papéis e foi o pai que cortou o cabelo à mãe. Ficou bem curtinho. Fizemos uma grande festa e passado umas horas apenas olhou para mim, fez-me uma festinha na cabeça e disse com a sinceridade que só uma criança sabe ter: "Mamã, estás munita!" 

Uma cabeça careca desperta um fascínio e um impulso para festinhas. Quantas vezes vimos o Frozen aconchegadas no sofá enquanto ela me esfregava a carequita em estado de quase hipnose. Também um ou outro amiguinho na escola, daqueles mais afoitos, volta e meia vinha discretamente passar a mão na minha careca. Só para ver como era.

A careca também nunca foi empecilho para as brincadeiras em frente ao toucador piroso de princesa. Sempre tive direito a tratamento completo. Escovagem (aiiii, e o que dói uma escova de princesa a passar pelo couro cabeludo despido), secagem e ganchos (que na ausência de cabelo para prender eram empilhados com perícia no topo da minha cabeça).

Com as operações o dói dói tornou-se algo mais visível. As cicatrizes eram alvo de inspecção diária. Não por preocupação sobre o seu estado mas só para confirmar que não estava a aldrabar quando lhe dizia que não a podia carregar ao colo. Agora é a minha maior ajudante e todas as noites me lembra que tenho que pôr creme nas maminhas e comer o comprimido.

Esta semana íamos na rua quando passámos por um cão que envergava um colar Isabelino (vulgarmente conhecido como abat-jour ou funil). Sendo uma novidade para ela perguntou-me: "O que é aquilo que o cãozinho tem na cabeça?". Expliquei "O cão tem um dói dói e tem que usar aquele funil para ficar bom. Para não ir coçar nem lamber a ferida".

Os olhinhos dela brilharam. Apontou para a minha cicatriz da tiroidectomia e exclamou com o entusiasmo de quem partilha uma ideia brilhante: "Boa mãe! Tu também podes usar um!! Por causa do teu dói dói!!"

Minha rica filha! Obrigada por mais uma vez me fazeres rir e seres a minha fonte inesgotável de boa energia. Mas como o seguro morreu de velho, pelo sim pelo não vou dando uma vista de olhos pelos lares de idosos da zona. É que com esta cabecita brilhante ainda acabo a velhice no hotel canino com direito a ração e tosquias semanais. 


(Imagem: Disney/Pixar)

😬

Sem comentários:

Enviar um comentário