quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Alimentação e suplementos durante os tratamentos

Ao longo do caminho fui percebendo que muita gente desconhecia que durante o tratamento não devemos tomar NADA sem autorização do médico assistente.
E por nada entenda-se mesmo nada! A ausência de seja o que for, seja natural sintético ou assim assim (e pronto, o momento em que uso citações dos Malucos do Riso marca o bater no fundo!).
Principalmente quando falamos em produtos e suplementos naturais há sempre um sentimento de que são inócuos e "mal não hão de fazer". Porém, estes suplementos e alguns alimentos consumidos em excesso podem prejudicar o efeito dos tratamentos, diminuindo a sua eficácia.
E ninguém quer andar a meter químicos para a veia ou andar no solário do Homem Radioactivo, levar com os efeitos secundários todos (começando na carequice, passando pelos vómitos, cansaço, dores e algum grau de senilidade que espero que seja reversivel 😜) para no fim a coisa não resultar tão eficazmente como devia.
A sapo lifestyle, com auxílio de André Dourado (naturopata do centro Mama Help) e Maria João Cardoso (cirurgiã da Fundação Champalimaud e presidente do centro Mama Help) elaborou este artigo contendo informação muito útil sobre este tema para quem está ou vai fazer tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

Podem ler o artigo completo AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário