sexta-feira, 14 de abril de 2017

Vai ser a pura da loucura!

É verdade, acabou a quimioterapia!!!! Mas calma aí que ainda vai circular muito químico por este corpo!

Com a última dose de Paclitaxel foi-me apresentado o meu novo amigo, o Zoladex. Basicamente não é mais que um implante que é colocado na barriga e que vai libertando lentamente um fármaco chamado goserrelina (usando para isso a tal seringa que gosto de apelidar como sendo do tipo "seringa para fazer farturas", tal é a delicadeza da sua agulha). O objectivo final será reduzir os níveis de estrogénio no corpo, uma vez que o meu tumor é hormonodependente e a presença de estrogénio e progesterona no meu organismo irá potenciar o seu crescimento. 

Uma vez por mês, durante os próximos 2 ou 3 anos (confesso que desliguei o chip na consulta quando começámos a falar desta parte. É durante uma data de tempo, who cares!) lá irei ao hospital para mais uma dose. 

Se já estava maravilhada com este meu novo amigo, ainda mais fiquei quando li a bula. Sim, eu sei que a ignorância é uma bênção e há coisas que mais vale não saber. Mas é mais forte que eu! Vícios de nerd. Tenho que saber o que estou a tomar, porquê e como actua. E claro, conhecer todos os efeitos secundários possíveis!

E passo a citar alguns: "Afrontamentos e sudorese. Ocasionalmente estes efeitos secundários podem continuar durante algum tempo (possivelmente meses) após interrupção do tratamento com goserrelina; Perda de cabelo (pilosidade corporal); Formigueiro nos seus dedos das mãos ou dos pés; Dor nas articulações."

Hmmmmm... Assim de repente, sem pensar, diria que já vi isto antes quando fazia uma coisa que se chama quimioterapia. Ok, pelo menos não é nada de novo! Been there, done that! Pior não há de ser!

Mas houve um que me chamou a atenção, até porque o Tico e o Teco já não andam a carburar bem: "Problemas psiquiátricos designados por perturbações psicóticas que podem incluir alucinações (ver, sentir ou ouvir coisas que não existem), perturbações no pensamento e alterações de personalidade."

Eh lá!!!! É desta que eu frito!

Felizmente o meu amigo Ernesto, que é um elefante com estudos e sensatez, estava comigo e chamou-me logo a atenção para a última frase: "Esta situação é muito rara". Foi um alívio! Era agora o que mais me faltava do que andar maluquinha a ver e falar com coisas que não existem! Brindámos com o nosso batido de banana e continuámos no nosso convívio matinal. 

Ainda bem que o Ernesto passou cá por casa para o pequeno almoço! Ufa, quem tem um elefante rosa como amigo tem tudo!


Fonte: Pinterest


Sem comentários:

Enviar um comentário