quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Há coisas que sabem a quimioterapia.


A Ana antes do cancro adorava beterraba. Nada me fazia mais feliz que uma bela sopinha de beterraba ou uma salada salpicada de rosa por este alimento maravilhoso. 


Mas depois veio a quimioterapia. A beterraba é fantástica para quem está em tratamento de quimioterapia pois, por ser rica em Ferro, Potássio, Ácido Fólico, Magnésio e vitaminas, ajuda o nosso corpo a fortalecer o sistema imunitário e a prevenir a anemia. 

Ora, tendo em conta que a quimioterapia nos trás neutropenias, trombocitopenias, anemias e outras coisas acabadas em "ias", é uma boa ideia munir o nosso corpinho com todas as armas à disposição. 

E assim foi. Durante seis meses a beterraba foi uma amiga presente diariamente. Fiz sumos, saladas, sopas e gratinados. Comi beterraba crua, cozida, salteada e triturada. Até não poder ver tal criatura, que até então tanto me era querida. 

Hoje foi a primeira vez que voltei a comer beterraba. Porque é importante continuar a tratar do corpo que ainda sucumbe a uma série de efeitos secundários dos tratamentos. 

E sabem que mais? Não foi bom. 

Foi como entrar na máquina do tempo. Só não me caiu o cabelo! Estou mal disposta qual Perú etilizado na véspera de Natal (mas sem a parte divertida da bebedeira). A beterraba afinal sabe a quimioterapia. 

Náuseada mas saudável é o mote do dia! 

Haja alegria! 😉

Sem comentários:

Enviar um comentário