segunda-feira, 22 de outubro de 2018

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Calores repentinos, dores musculares, mudanças de humor, irritabilidade (OK, no meu caso é só um bocadinho mais de mau feitio do que o que já havia antes...), depressão, insónias, osteoporose, aumento de peso, fadiga.
Com este panorama não há porque não comemorar! Eu vou comemorar a minha, e tu?
Feliz dia mundial da menopausa!!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Devia ficar mais fácil

Depois do tratamento vêm as revisões e os tratamentos de "manutenção". Para que o cancro não volte.
Esta devia ser a parte fácil. Devia.
O meu corpo ganhou uma aversão inexplicável ao local onde foi massacrado. Os sons, os cheiros, as imagens. O sofrimento de quem (re)começa tratamentos. Nem o sorriso sincero de quem aqui dedica a vida aos outros me alivia. Tudo neste lugar me dá a volta ao estômago.
Devia ficar melhor. Devia.
A cada dia fica mais acentuada esta repulsa. Escrevo estas palavras enquanto contenho o vómito. Sentada mais uma vez no cadeirão do hospital de dia.
Deve ser uma daquelas relações amor-ódio. Odeio o lugar onde me salvaram a vida.
Devia ficar mais fácil. Devia.

A imagem pode conter: sapatos

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Vida de cão

Hoje é Dia Mundia do Animal!
Toda a vida adorei animais. Mas foi preciso ter cancro para ultrapassar as barreiras invisíveis que me impediam de partilhar a minha casa com um tão desejado cão.
Finalmente os passeios, a "prisão" nas férias, a chuva que nos aguarda lá fora enquanto esperamos pacientemente que as necessidades básicas sejam finalmente libertadas (nunca um cocó foi tão desejado!) e os sapatos roídos deixaram de parecer uma barreira inultrapassável. Inultrapassáveis são doença e a morte (e os impostos para quem tenta levar a vida de forma honesta, vá!). O resto tudo se orienta!
E assim tive finalmente o prazer da companhia de um cão!
Num dos seus passeios dou por mim a pensar que todos nós devíamos, nem que seja uma vez por mês, tentar ser mais cão. Sim, isso mesmo. Devíamos poder ser como um cão.
Ser feliz por poder correr livremente num descampado.
Ser feliz porque podemos sentir o cabelo ao vento nos nossos passeios.
Ser feliz quando reencontramos quem amamos (mesmo que tenhamos estado separados apenas durante umas horas).
Ser feliz por sentir o sol quente na nossa barriga!
Ser feliz porque temos comida no prato!
Ser feliz!
E desde que conheci o ser peludo que me preencheu mais um espaço no meu coração passei a tentar ser um pouco mais como ela. Nem que seja uma vez por mês vou tentar ser mais cão!

A imagem pode conter: cão

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Outubro Rosa

Começou o Outubro Rosa. Mês da prevenção e consciencialização para o cancro de mama. Em 2016 foi para mim o Outubro negro. O Outubro que mudou a minha vida.
Neste Outubro não tenho laços cor de rosa. Não tenho molduras de perfil nem correntes de solidariedade. Não que os ache menos importantes, pois para mim todos os caminhos para se falar de cancro são válidos. Porém, desde que o cancro me bateu à porta, o cor de rosa passou a estar apenas nos laços, e apenas me ocorre uma forma menos cor de rosa de passar palavra.
Olhem para as vossas mamas!
Conheçam as vossas mamas!
Examinem e apalpem as vossas mamas!
Nenhuma reunião ou momento de preguiça é mais importante que os exames de rotina!
O cancro tem pezinhos de lã!
O cancro não acontece só aos outros!
Não devemos ceder ao medo de detectar algo suspeito nas nossas mamas. O medo de que seja algo de errado. O medo de que seja mesmo cancro. O medo do diagnóstico. O medo dos tratamentos.
A detecção precoce é a nossa melhor arma!
Por isso hoje é o dia de fazer o auto-exame e marcar aquela mamografia que andamos a adiar há uns meses.
Para que o Outubro seja sempre rosa!


Texto alt automático indisponível.

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Ana 1 - cancro 0

Ana 1 - cancro 0
Dois anos. O mesmo percurso. A mesma meta. Dois cancros pelo meio.
A passagem da meta teve desta vez um gosto especial. É mais um passo para pôr o cancro no lugar dele e mostrar quem manda.
Notei as novas (e antigas) limitações do meu corpo e tomei nota. Não para me resignar mas para perceber como as vou ultrapassar. Para que para a próxima os 10Km possam ser mais curtos.
Os músculos que doem são os mesmos de há dois anos. Mas desta vez a cabeça ficou mais leve.
Há dois anos corria e pensava no resultado da biópsia que tardava em chegar, sabendo que era o aguardar de um cancro anunciado. Desta vez limpei a alma. Marquei mais um ponto a meu favor e mostrei ao cancro e a mim mesma que agora sou eu quem manda.
Agora resta não parar para que cada dia traga mais um ponto no meu marcador.
Ana 1 - cancro 0

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas a sorrir, ar livre e closeup

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Cérebro de quimioterapia

Cérebro de quimioterapia é...
Lavar os dentes com Cicalfate pela manhã.
Não contente, mais pela noite massajar as cicatrizes com Colgate
O lado bom é que, para além de não ter cometido o mesmo erro duas vezes, fiquei com os dentes hidratados e as cicatrizes com cheirinho mentolado!

Texto alt automático indisponível.