terça-feira, 2 de outubro de 2018

Outubro Rosa

Começou o Outubro Rosa. Mês da prevenção e consciencialização para o cancro de mama. Em 2016 foi para mim o Outubro negro. O Outubro que mudou a minha vida.
Neste Outubro não tenho laços cor de rosa. Não tenho molduras de perfil nem correntes de solidariedade. Não que os ache menos importantes, pois para mim todos os caminhos para se falar de cancro são válidos. Porém, desde que o cancro me bateu à porta, o cor de rosa passou a estar apenas nos laços, e apenas me ocorre uma forma menos cor de rosa de passar palavra.
Olhem para as vossas mamas!
Conheçam as vossas mamas!
Examinem e apalpem as vossas mamas!
Nenhuma reunião ou momento de preguiça é mais importante que os exames de rotina!
O cancro tem pezinhos de lã!
O cancro não acontece só aos outros!
Não devemos ceder ao medo de detectar algo suspeito nas nossas mamas. O medo de que seja algo de errado. O medo de que seja mesmo cancro. O medo do diagnóstico. O medo dos tratamentos.
A detecção precoce é a nossa melhor arma!
Por isso hoje é o dia de fazer o auto-exame e marcar aquela mamografia que andamos a adiar há uns meses.
Para que o Outubro seja sempre rosa!


Texto alt automático indisponível.

Sem comentários:

Enviar um comentário