domingo, 11 de novembro de 2018

Cérebro de quimioterapia é...

...orgulhosamente preparar um belo jantar com caldo verde e castanha assada e só mais tarde perceber que o S Martinho é só no dia seguinte. 😳
Feliz Dia de S Martinho! (É hoje, não é?)


terça-feira, 6 de novembro de 2018

Orgulho



Quando o cancro entra na nossa vida trás consigo uma missão.
Lutamos contra ele e arregaçamos as mangas para mostrar ao mundo a nossa luta. Não porque nos sintamos vaidosas mas porque sabemos o quão importante foi para nós sentir que já alguém havia pisado este caminho antes de nós. E agora é a nossa vez de mostrar o trilho a quem agora o começa. Mostrar-lhes a meta. Mostrar-lhes que o futuro existe.
Ontem tive a grande honra de dar voz à minha história. E maior honra de o poder fazer junto de outras grandes mulheres que partilham comigo esta misssão. A honra de partilhar este momento com uma das mulheres fabulosas que o cancro me apresentou e cuja amizade perdurará muito além do cancro (fiquem de olho nesta dupla fabulosa que nós andemos aí!).
E são estes momentos que nos deixam de coração cheio .

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Feliz Halloween!!

Podem vir bruxas, vampiros e múmias que eu não tenho medo!
Venham de lá os monstros e criaturas da noite que eu estou preparada para lhes fazer frente!
Agora se me aparece à frente alguém mascarado de cancro juro que me dá um fanico!!
Cruzes canhoto! Lagarto, lagarto, lagarto!

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Calores repentinos, dores musculares, mudanças de humor, irritabilidade (OK, no meu caso é só um bocadinho mais de mau feitio do que o que já havia antes...), depressão, insónias, osteoporose, aumento de peso, fadiga.
Com este panorama não há porque não comemorar! Eu vou comemorar a minha, e tu?
Feliz dia mundial da menopausa!!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Devia ficar mais fácil

Depois do tratamento vêm as revisões e os tratamentos de "manutenção". Para que o cancro não volte.
Esta devia ser a parte fácil. Devia.
O meu corpo ganhou uma aversão inexplicável ao local onde foi massacrado. Os sons, os cheiros, as imagens. O sofrimento de quem (re)começa tratamentos. Nem o sorriso sincero de quem aqui dedica a vida aos outros me alivia. Tudo neste lugar me dá a volta ao estômago.
Devia ficar melhor. Devia.
A cada dia fica mais acentuada esta repulsa. Escrevo estas palavras enquanto contenho o vómito. Sentada mais uma vez no cadeirão do hospital de dia.
Deve ser uma daquelas relações amor-ódio. Odeio o lugar onde me salvaram a vida.
Devia ficar mais fácil. Devia.

A imagem pode conter: sapatos

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Vida de cão

Hoje é Dia Mundia do Animal!
Toda a vida adorei animais. Mas foi preciso ter cancro para ultrapassar as barreiras invisíveis que me impediam de partilhar a minha casa com um tão desejado cão.
Finalmente os passeios, a "prisão" nas férias, a chuva que nos aguarda lá fora enquanto esperamos pacientemente que as necessidades básicas sejam finalmente libertadas (nunca um cocó foi tão desejado!) e os sapatos roídos deixaram de parecer uma barreira inultrapassável. Inultrapassáveis são doença e a morte (e os impostos para quem tenta levar a vida de forma honesta, vá!). O resto tudo se orienta!
E assim tive finalmente o prazer da companhia de um cão!
Num dos seus passeios dou por mim a pensar que todos nós devíamos, nem que seja uma vez por mês, tentar ser mais cão. Sim, isso mesmo. Devíamos poder ser como um cão.
Ser feliz por poder correr livremente num descampado.
Ser feliz porque podemos sentir o cabelo ao vento nos nossos passeios.
Ser feliz quando reencontramos quem amamos (mesmo que tenhamos estado separados apenas durante umas horas).
Ser feliz por sentir o sol quente na nossa barriga!
Ser feliz porque temos comida no prato!
Ser feliz!
E desde que conheci o ser peludo que me preencheu mais um espaço no meu coração passei a tentar ser um pouco mais como ela. Nem que seja uma vez por mês vou tentar ser mais cão!

A imagem pode conter: cão