sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Todos sabem que odeio o cancro...

Acho-o abominável, desrespeitador e usurpador de corpos alheios.

Odeio o cancro porque faz sofrer e leva vidas que não devia.

Mas o que mais me faz odiar o cancro é saber que tem a insensibilidade de atacar corpos que apenas deviam usar as suas células para brincar, sorrir e saltar nas poças da chuva.

Hoje é o Dia Internacional da Criança com Cancro.


 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Modo hiperactivo: ON!

Está alguém aí?
Eu sei, eu sei, ando desaparecida desde o fim do ano... mas só porque a minha cabeça tem andado a borbulhar entre resoluções de ano novo, planos que correm bem e planos que correm menos bem.
Mas, feito o balanço, bom bom é que existam planos!
E hoje venho partilhar um plano que ando a "cozinhar" e para o qual preciso de ajuda.
Há algum tempo que faz parte da minha lista de objectivos terminar a marcha de 4 dias em Njiemegen na Holanda. Esta é uma marcha centenária, que começou por ser militar, mas que actualmente une milhares de pessoas (entre civis e militares) para celebrar o desporto e o bem estar.
Então onde é que eu entro?
O desporto, especialmente a caminhada, foi um elemento vital para a minha recuperação. Durante os tratamentos, tentei caminhar quase todos os dias (mesmo quando só conseguia caminhar uns 500 metros) e assim mantive a minha sanidade e (a possível) vitalidade. Este ano voltei aos treinos e tenho como objectivo voltar (ou quem sabe ultrapassar) a boa forma física de outros tempos.
Este ano (em Julho), proponho-me a fazer esta marcha, caminhando 200Km em 4 dias. Com isto quero transmitir uma mensagem de esperança a quem começa agora a luta contra o cancro. Mostrar que é possível.
Pretendo também simbolicamente levar comigo todas as mulheres que em algum ponto da sua vida enfrentaram o cancro de mama.
Onde é que entram vocês?
Propus-me a integrar uma equipa cuja participação visa apoiar actividades ligadas ao cancro de mama.
Esta associação angaria fundos promovendo a prática de desporto, juntando assim o útil ao agradável. Esses fundos são usados no apoio à investigação científica em cancro de mama e em associações que apoiam pacientes com cancro, estando o futuro focado no cancro de mama avançado e na expansão geográfica dos seus apoios. Para mais informações espreitem em https://walkthewalk.org/.
Assim sendo, para integrar a sua equipa, os participantes são convidados a ajudá-los na sua angariação de fundos. Cada atleta (para além de pagar os seus custos de participação) deve angariar fundos para a associação.
Integrada nesta equipa sinto que a participação nesta marcha fará muito mais sentido. Deixa de ser apenas a concretização de um desafio e passa a fazer parte de algo maior.
Venho assim pedir-lhes que espreitem a minha página de angariação. Se puderem contribuam para esta boa causa (podem fazer-se contribuições tão pequenas quanto £1). Basta abrir o link em baixo e clicar.em "Donate". Se não puderem contribuir, partilhem a página!
Grata! 

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Último dia do ano...

Podia dizer que passei o dia a reflectir sobre o ano que passou. A olhar o mar enquanto fazia uma retrospectiva de modo a preparar-me para o que aí vem. Ou até a fritar sonhos e cozer camarão.
Nope!
A minha manhã foi passada em busca de umas cuecas azuis. E devo dizer que foi sem dúvida uma manhã bem passada!
Diz a tradição que à meia noite devemos acender as luzes, subir para uma cadeira com uma nota na mão e comer doze passas para que o ano corra bem. E usar cuecas azuis!
Que me lembre ao longo da minha vida nunca quebrei a tradição. Mais ou menos elaboradas, pirosas ou nem por isso, sempre houve um par de cuecas azuis para estrear.
Que me lembre falhei uma vez.
Nesse ano o universo brindou-me com dois cancros.
Por isso, até que saia um artigo com um estudo científico exaustivo estabelecendo a ausência de relação entre as cuecas azuis à meia noite e a prevenção do cancro, eu cá não arrisco! É que eu cá não sou supersticiosa, mas....
Venha de lá 2019 que eu estou preparada!
Que o novo ano traga para todos muita Saúde e Paz que o resto a gente orienta!
Até para o ano!!


domingo, 11 de novembro de 2018

Cérebro de quimioterapia é...

...orgulhosamente preparar um belo jantar com caldo verde e castanha assada e só mais tarde perceber que o S Martinho é só no dia seguinte. 😳
Feliz Dia de S Martinho! (É hoje, não é?)


terça-feira, 6 de novembro de 2018

Orgulho



Quando o cancro entra na nossa vida trás consigo uma missão.
Lutamos contra ele e arregaçamos as mangas para mostrar ao mundo a nossa luta. Não porque nos sintamos vaidosas mas porque sabemos o quão importante foi para nós sentir que já alguém havia pisado este caminho antes de nós. E agora é a nossa vez de mostrar o trilho a quem agora o começa. Mostrar-lhes a meta. Mostrar-lhes que o futuro existe.
Ontem tive a grande honra de dar voz à minha história. E maior honra de o poder fazer junto de outras grandes mulheres que partilham comigo esta misssão. A honra de partilhar este momento com uma das mulheres fabulosas que o cancro me apresentou e cuja amizade perdurará muito além do cancro (fiquem de olho nesta dupla fabulosa que nós andemos aí!).
E são estes momentos que nos deixam de coração cheio .

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Feliz Halloween!!

Podem vir bruxas, vampiros e múmias que eu não tenho medo!
Venham de lá os monstros e criaturas da noite que eu estou preparada para lhes fazer frente!
Agora se me aparece à frente alguém mascarado de cancro juro que me dá um fanico!!
Cruzes canhoto! Lagarto, lagarto, lagarto!

segunda-feira, 22 de outubro de 2018