segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Último dia do ano...

Podia dizer que passei o dia a reflectir sobre o ano que passou. A olhar o mar enquanto fazia uma retrospectiva de modo a preparar-me para o que aí vem. Ou até a fritar sonhos e cozer camarão.
Nope!
A minha manhã foi passada em busca de umas cuecas azuis. E devo dizer que foi sem dúvida uma manhã bem passada!
Diz a tradição que à meia noite devemos acender as luzes, subir para uma cadeira com uma nota na mão e comer doze passas para que o ano corra bem. E usar cuecas azuis!
Que me lembre ao longo da minha vida nunca quebrei a tradição. Mais ou menos elaboradas, pirosas ou nem por isso, sempre houve um par de cuecas azuis para estrear.
Que me lembre falhei uma vez.
Nesse ano o universo brindou-me com dois cancros.
Por isso, até que saia um artigo com um estudo científico exaustivo estabelecendo a ausência de relação entre as cuecas azuis à meia noite e a prevenção do cancro, eu cá não arrisco! É que eu cá não sou supersticiosa, mas....
Venha de lá 2019 que eu estou preparada!
Que o novo ano traga para todos muita Saúde e Paz que o resto a gente orienta!
Até para o ano!!


domingo, 11 de novembro de 2018

Cérebro de quimioterapia é...

...orgulhosamente preparar um belo jantar com caldo verde e castanha assada e só mais tarde perceber que o S Martinho é só no dia seguinte. 😳
Feliz Dia de S Martinho! (É hoje, não é?)


terça-feira, 6 de novembro de 2018

Orgulho



Quando o cancro entra na nossa vida trás consigo uma missão.
Lutamos contra ele e arregaçamos as mangas para mostrar ao mundo a nossa luta. Não porque nos sintamos vaidosas mas porque sabemos o quão importante foi para nós sentir que já alguém havia pisado este caminho antes de nós. E agora é a nossa vez de mostrar o trilho a quem agora o começa. Mostrar-lhes a meta. Mostrar-lhes que o futuro existe.
Ontem tive a grande honra de dar voz à minha história. E maior honra de o poder fazer junto de outras grandes mulheres que partilham comigo esta misssão. A honra de partilhar este momento com uma das mulheres fabulosas que o cancro me apresentou e cuja amizade perdurará muito além do cancro (fiquem de olho nesta dupla fabulosa que nós andemos aí!).
E são estes momentos que nos deixam de coração cheio .

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Feliz Halloween!!

Podem vir bruxas, vampiros e múmias que eu não tenho medo!
Venham de lá os monstros e criaturas da noite que eu estou preparada para lhes fazer frente!
Agora se me aparece à frente alguém mascarado de cancro juro que me dá um fanico!!
Cruzes canhoto! Lagarto, lagarto, lagarto!

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Calores repentinos, dores musculares, mudanças de humor, irritabilidade (OK, no meu caso é só um bocadinho mais de mau feitio do que o que já havia antes...), depressão, insónias, osteoporose, aumento de peso, fadiga.
Com este panorama não há porque não comemorar! Eu vou comemorar a minha, e tu?
Feliz dia mundial da menopausa!!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Devia ficar mais fácil

Depois do tratamento vêm as revisões e os tratamentos de "manutenção". Para que o cancro não volte.
Esta devia ser a parte fácil. Devia.
O meu corpo ganhou uma aversão inexplicável ao local onde foi massacrado. Os sons, os cheiros, as imagens. O sofrimento de quem (re)começa tratamentos. Nem o sorriso sincero de quem aqui dedica a vida aos outros me alivia. Tudo neste lugar me dá a volta ao estômago.
Devia ficar melhor. Devia.
A cada dia fica mais acentuada esta repulsa. Escrevo estas palavras enquanto contenho o vómito. Sentada mais uma vez no cadeirão do hospital de dia.
Deve ser uma daquelas relações amor-ódio. Odeio o lugar onde me salvaram a vida.
Devia ficar mais fácil. Devia.

A imagem pode conter: sapatos