domingo, 28 de abril de 2019

Hoje não há espaço para insónias!

Hoje não há espaço para insónias!

Ando há dois anos em sono intermitente. Umas vezes porque me dói o corpo, outras porque me dói a alma.

Mas hoje não há dor que me tire o sono!
...
Hoje estou exausta. Mas exausta daquela forma boa. Daquela forma que nos enche o coração e esvazia a mente de pensamentos menos bons.

Manhã prolongada passada em excelente companhia. Uma das amizades que o cancro trouxe, assim como que para se redimir do mal que nos fez. Entre riso e conversa, angariámos mais alguma ajuda para o "Walk the walk", feirando algumas coisas que encontrámos cá por casa paradas e sem uso. Passaram a ter novos donos e ajudaram a ajudar.

Tarde passada na companhia que escolhi para comigo ultrapassar todos os desafios, em treino para o de Julho. Foram 15 Km intensivos que me fizeram perceber que ainda muito treino me espera.
Com um dia assim, esta noite não há mesmo espaço para insónias.

Sigam a angariação, partilhem e colaborem em http://ppl.pt/causas/walk-the-walk

 

terça-feira, 23 de abril de 2019

Lutar contra a balança...

Se com a quimioterapia perdi cerca de 10 Kg, a hormonoterapia tem feito o favor de me ajudar a recuperá-los.

Porém, tem levado o seu trabalho demasiado a sério e já ultrapassámos a marca do peso perdido e começamos perigosamente a aproximarmo-nos da escala mamute.

Vá, confesso que toda esta coisa do cancro me tem dado o direito de comer um doce aqui e ali (afinal se contas a vida é para ser vivida) e umas desculpas extra para deixar o ginásio para amanhã.
...
Mas agora é que é! Acabou-se a preguiça, a gula e mais algum pecado, mortal ou não, que me impeça de voltar à boa forma física.

Não é só uma questão de estética mas obviamente de saúde, pois está mais que comprovado que uma elevada percentagem de massa gorda aumenta exponencialmente a probabilidade de desenvolver cancro ou, no meu caso, ter uma recidiva.

O regresso aos treinos leva ao regresso à alimentação saudável, de modo a que a experiência da marcha em Julho seja o mais prazerosa possível.

(Isso é porque prometi à minha oncologista que regressava com menos 2 Kg daqui a três meses... 😶)
E como vou ser uma chata até lá, relembro mais uma vez que a minha caminhada tem um objectivo maior, de angariar fundos para a investigação e apoio à doentes com cancro de mama. E ainda podem fazer uma surpresa a alguém e dedicar-lhe 1Km desta marcha, com a devida pompa e circunstância.
€1 poderá fazer a diferença no amanhã de alguém. Saibam mais e dêem o vosso contributo em

http//ppl.pt/causas/walk-the-walk

Eu agora vou ali fazer um exercício de auto-controlo e lutar contra as amêndoas que sobreviveram à Páscoa... 🐰







 

sábado, 20 de abril de 2019

E que comecem os treinos!

Por aqui já se treina para o grande desafio! (hoje com companhia de 4 patas)

Uma das maiores dificuldades tem sido ultrapassar a neuropatia nos pés que insiste em persistir!

A neuropatia periférica é causada pela quimioterapia e pode ter diversos tipos de sintomas. No meu caso começou por um formigueiro mas, ao fim de dois anos após o fim da quimioterapia, mantém-se na forma de dor constante, principalmente na região do peito do pé.
...
Por vezes andar ajuda mas outras só piora. Ajuda também caminhar descalça e sentir diferentes texturas e temperaturas.

Acredito que este vá ser o meu maior desafio dentro do desafio…

Entretanto aguardo pela vossa ajuda a recolher fundos para a investigação e apoio à doentes com cancro de mama em

http://ppl.pt/causas/walk-the-walk

Um euro fará toda a diferença! Ajudem-me a ajudar!


 

sexta-feira, 29 de março de 2019

Põe o Cancro a Andar

Surgiram algumas questões sobre como fazer o donativo para a causa "Põe o Cancro a Andar".

Basta ir a: (cliquem na morada)

http://ppl.pt/causas/walk-the-walk

...
Clicar em "Contribuir" e seguir as instruções. Escolher o montante (de €1 ao infinito) e a forma de pagamento (no caso de escolher multibanco é gerada uma referência que podem usar quando forem tomar o cafezinho no fim de semana).

Quem tenha mais dificuldades com a parte informática envie-me uma mensagem que eu darei uma referência multibanco para usarem.

E com cada donativo podem dedicar um Km da minha caminhada a alguém. Farei esse caminho por essa pessoa e partilharei publicamente.

Obrigada!!

P.S. Mais uma nota: o dinheiro angariado será totalmente doado a causas de apoio a doentes e investigação em cancro de mama. (a parte das viagens, alojamentos e participação na prova são por minha conta).

 

quarta-feira, 27 de março de 2019

Ajudem-me a ajudar!

Caros amigos,


Ajudem-me em mais um desafio!

 Irei participar na marcha de 4 dias em Njiemegem na Holanda, no próximo mês de Julho.
Para ter mais sentido decidi aliar-me a uma associação que angaria fundos que serão na sua totalidade aplicados em acções de apoio e investigação em cancro de mama.
...
O que é que eu preciso que façam??

Que façam a vossa doação se assim entenderem e partilhem! Partilhem junto dos vossos amigos, família, colegas e vizinhos.

As doações podem ir de €1 ao infinito e são feitas via multibanco, MbWay, transferência ou cartão de crédito.

E ainda recebem a oportunidade de dedicar publicamente um Km da minha caminhada a alguém especial.

Depois é só acompanharem a minha aventura no sítio do costume (O meu cancro dava um blog)
Ajudam-me a fazer a diferença?

http://ppl.pt/causas/walk-the-walk

 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Todos sabem que odeio o cancro...

Acho-o abominável, desrespeitador e usurpador de corpos alheios.

Odeio o cancro porque faz sofrer e leva vidas que não devia.

Mas o que mais me faz odiar o cancro é saber que tem a insensibilidade de atacar corpos que apenas deviam usar as suas células para brincar, sorrir e saltar nas poças da chuva.

Hoje é o Dia Internacional da Criança com Cancro.


 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Modo hiperactivo: ON!

Está alguém aí?
Eu sei, eu sei, ando desaparecida desde o fim do ano... mas só porque a minha cabeça tem andado a borbulhar entre resoluções de ano novo, planos que correm bem e planos que correm menos bem.
Mas, feito o balanço, bom bom é que existam planos!
E hoje venho partilhar um plano que ando a "cozinhar" e para o qual preciso de ajuda.
Há algum tempo que faz parte da minha lista de objectivos terminar a marcha de 4 dias em Njiemegen na Holanda. Esta é uma marcha centenária, que começou por ser militar, mas que actualmente une milhares de pessoas (entre civis e militares) para celebrar o desporto e o bem estar.
Então onde é que eu entro?
O desporto, especialmente a caminhada, foi um elemento vital para a minha recuperação. Durante os tratamentos, tentei caminhar quase todos os dias (mesmo quando só conseguia caminhar uns 500 metros) e assim mantive a minha sanidade e (a possível) vitalidade. Este ano voltei aos treinos e tenho como objectivo voltar (ou quem sabe ultrapassar) a boa forma física de outros tempos.
Este ano (em Julho), proponho-me a fazer esta marcha, caminhando 200Km em 4 dias. Com isto quero transmitir uma mensagem de esperança a quem começa agora a luta contra o cancro. Mostrar que é possível.
Pretendo também simbolicamente levar comigo todas as mulheres que em algum ponto da sua vida enfrentaram o cancro de mama.
Onde é que entram vocês?
Propus-me a integrar uma equipa cuja participação visa apoiar actividades ligadas ao cancro de mama.
Esta associação angaria fundos promovendo a prática de desporto, juntando assim o útil ao agradável. Esses fundos são usados no apoio à investigação científica em cancro de mama e em associações que apoiam pacientes com cancro, estando o futuro focado no cancro de mama avançado e na expansão geográfica dos seus apoios. Para mais informações espreitem em https://walkthewalk.org/.
Assim sendo, para integrar a sua equipa, os participantes são convidados a ajudá-los na sua angariação de fundos. Cada atleta (para além de pagar os seus custos de participação) deve angariar fundos para a associação.
Integrada nesta equipa sinto que a participação nesta marcha fará muito mais sentido. Deixa de ser apenas a concretização de um desafio e passa a fazer parte de algo maior.
Venho assim pedir-lhes que espreitem a minha página de angariação. Se puderem contribuam para esta boa causa (podem fazer-se contribuições tão pequenas quanto £1). Basta abrir o link em baixo e clicar.em "Donate". Se não puderem contribuir, partilhem a página!
Grata!